Amigo Secreto!


Confira as dicas para o seu amigo secreto ser um sucesso!

Não seja anti-social demonstrando irritação, inquietação ou mal humor seguidos de protestos e reclamações porque não tem intenções em participar da brincadeira.

Ninguém deve se sentir forçado a nada, no entanto, não seja aquela pessoa "do contra" que se põe a "falar pelos cotovelos" julgando-se sempre injustiçado, pelo presente recebido nas brincadeiras anteriores.

Alegar não ter sorte, recusando o convite em participar do "amigo secreto" talvez, venha a chatear as pessoas que estão organizando a brincadeira.

O verdadeiro motivo da brincadeira, está em aproximar as pessoas, em criar um clima de descontração, lazer e divertimento, na confraternização que só ocorre uma vez por ano...

Participar do "amigo secreto" em família, no trabalho, na escola ou com um grupo de amigos deve ser acima de tudo um prazer, seguido de satisfação e contentamento e, não como algo que venha a afetar seu sossego ou bolso.

Obviamente que para participar de vários grupos, os presentes serão escolhidos com certos critérios onde o bom senso e o bom gosto tornam-se indispensáveis.

Antes de colocar os nomes das pessoas em pedacinhos de papéis a serem "sorteados" pelo grupo de participantes da brincadeira, pense nas seguintes informações:

•Todas as pessoas devem ser conhecidas umas das outras. Tirar o nome de uma pessoa a qual não conhecemos poderá nos gerar um certo desconforto psicológico e dúvidas cruéis na compra do presente.

•O nível social, intelectual e o poder aquisitivo também acabam influenciando no bom gosto, senso crítico e na escolha do próprio presente. Imagine a pessoa mais simples e humilde da empresa, pegando como amigo secreto o gerente da secção... Esta pessoa perderá noites de sono pensando no presente caro que terá que dar, só para agradar aquele que ela julga merecer ganhar algo que está além de seu poder aquisitivo.

•Pessoas com relações "estremecidas" devem evitar participar da brincadeira. Imagine o nome do amigo secreto, seja exatamente aquela pessoa a qual você simplesmente não desejaria tirar, podendo ainda a situação ser inversa!

•A troca de bilhetinhos colocados numa caixa com "dicas" do presente que você gostaria de ganhar do amigo secreto e assinado por um "pseudônimo", fermentam a brincadeira e as expectativas. O mais importante é criar curiosidade no "amigo secreto" para que ele nem suspeite que é você.

•No dia da festa para a entrega do presente e no "suspense" para que todos adivinhem quem é seu amigo secreto, não caia na tentação na hora de dar as dicas, em dizer coisas embaraçosas, obscenas ou que não devam ser de conhecimento público. Tente apegar-se as qualidades do seu amigo secreto, esqueça o "veneno" e a necessidade de fazer graças as custas do pobre coitado.

Dicas para um presente de amigo secreto bem sucedido:

•Estipule um valor onde todos os participantes estejam de acordo e, dentro da realidade do próprio grupo de pessoas, para que não ocorra incidentes desagradáveis e constrangimentos na hora da entrega do presente. Uma forma de não errar, para que haja um final feliz, é estipular o tipo de presente como por exemplo um "cd". Sendo assim, os participantes da brincadeira de amigo secreto dirão o nome do cantor ou cantora, assim como o título do próprio cd pretendido.

•Não tente ostentar um presente simplesmente por exibicionismo, que esteja além do valor estipulado; talvez a pessoa presenteada se sinta mal diante da própria situação.

•Nunca deixe a compra do presente para a última hora. Evite atropelos, aborrecimentos e nervosismo gratuitos. Toda compra feita nestas condições, além de gerar uma série de incidentes, trás transtornos e chateações.

•Certifique-se se o presente está realmente em ordem; não confie somente nos olhos, pegue com as mãos, faça uma boa vistoria e, principalmente verifique se a etiqueta com o preço foi tirada.

•Capriche não só no presente como também no próprio papel de embrulho com um motivo especial, e de acordo com a pessoa que irá recebê-lo como por exemplo: detalhes natalinos, flores, bichinhos, uma cor neutra mas vibrante... O laço dará um toque todo especial e o acabamento final.

•O presente deve acompanhar um cartão com um mínimo de palavras gentis.

Note:
O presente mais valioso que existe é aquele que é dado com muito amor e firme propósito, onde o objetivo maior está na reação positiva e na necessidade de fazer uma pessoa querida feliz, seja através de um "muito obrigado" ou, de um sorriso.

Uma atitude sincera, um gesto de carinho ou uma palavra gentil muitas vezes podem valer muito mais do que um presente dado por acaso.

Recebendo um presente que não seja de seu agrado, evite sua opinião franca como também não demonstre descontentamento diante das outras pessoas ou, de quem o(a) presenteou. A etiqueta oriental é sábia e nos ensina que "é melhor omitir do que mentir".

O porteiro, o segurança, a faxineira, a copeira, a recepcionista, o "office-boy", o ascensorista, o mensageiro e todas as pessoas que tanto lhe serviram com prestatividade durante o ano inteiro, merecem no final do ano serem lembrados...

Viva o Natal todos os dias da sua vida!