Mulher dá à luz oito bebês nos Estados Unidos

Uma americana deu à luz oito bebês na Califórnia na madrugada desta terça-feira e todos se encontram bem de saúde, informou a equipe médica que realizou o parto, o segundo nascimento de óctuplos vivos na história da medicina americana.

Os bebês nasceram num hospital de Bellflower, sudeste de Los Angeles, num parto que mobilizou 46 membros da equipe médica. A identidade da mãe não foi revelada.

"Hoje foi um dia sem precedentes e cheio de excitação nas salas de trabalho de parto devido ao fato de que nossa equipe de 46 médicos, enfermeiras e terapeutas trouxe ao mundo oito bebês, todos nascidos vivos e muito vigorosos", informou Karen Maples, obstetra do hospital administrado pela sociedade Kaiser Permanente.

A médica assinalou que as crianças nasceram prematuramente, nove semanas e meia antes da hora, e que pesam entre 820 gramas e 1,54 kg. Somente sete haviam sido detectados pelos exames e a chegada do oitavo foi uma surpresa para os médicos.

"É fácil não ver um bebê quando há outros sete visíveis na ecografia", explicou um dos colegas da dra. Maples, Harold Henry, também ginecologista obstetra.

"As crianças gritavam e choravam muito vigorosamente. Sua mãe se encontra muito bem. As expectativas são boas", assinalou ao canal de TV Harold Henry, um dos médicos da Kaiser Permanente.

A equipe não quis fornecer qualquer detalhes sobre a mãe, como se ela se submeteu a algum tratamento contra a infertilidade, procedimento que tem por consequência um sensível aumento da proporção de nascimento de múltiplos bebês nas últimas décadas.

Segundo o dr. Mandhir Gupta, chefe da unidade neonatal do hospital, todos os bebês estão atualmente numa unidade de cuidados intensivos e se encontram estáveis. Dois deles estão no respirador artificial.

Segundo ele, as crianças enfrentam muitos obstáculos para sobreviver. "O peso é uma preocupação", explicou, acrescentando que a mãe se encontra bem e está muito feliz.

De acordo com o "Los Angeles Times", o primeiro parto de óctuplos nos EUA ocorreu em Houston, no Texas, em 1998. Na ocasião, foram seis meninas e dois meninos. Uma das crianças morreu uma semana depois.