Desafio


Retirei dois trechos da revista Seleções (Juho de 2007) e fiz questão de registrar essa parte por causa de um desafio que mostrou, o titulo da matéria é “O fator humor” pg 66

“ O humor também pode deixar nossa mente mais solta, permitindo-nos brincar com as idéias e ser mais criativos...”
“...Então, em 1987, Alice Isen, professora de Psicologia da Universidade de Cornell, passou a usar o que dizer a melhor medida da criatividade: desafios os alunos de graduação a cavarem uma vela acessa em um quadro de cortiça.
Isen e seus colegas entregaram aos alunos uma vela, uma caixa de fósforo e um de tachinha, deram-lhe dez minutos e lhe pediram que prendessem a vela à parede sem derramar cera. As pessoas que não acharam graça no desafio passaram a maior parte do tempo tentando prender a vela ao quadro de cortiça “Aquilo não ia funcionar porque a vela era grossa demais” diz Isen. “Além do mais, a parede de cortiça pegaria fogo.”
Mas os alunos que acabavam de assistir a videoclipes engraçados de velhos programas de tv tinham três vezes mais possibilidades de encontrar a resposta: despejar as tachinhas de dentro da caixa, prender a caixa na cortiça com a ajuda das tachinhas e usá-la (presa ao quadro) como castiçal...”