10 dicas para criar cartões de visita

10 dicas para criar os melhores cartões de visita e usá-los com efetividade

A globalização, os relacionamentos cada vez mais abertos entre empresas e consumidores (B2B, B2C, terceirização, etc.) e o avanço da virtualização fazem com que os cartões de visita, esta herança européia do século XVII (embora já usados na China desde o século XV), sejam cada vez mais úteis e necessários para tornar mais efetivos os contatos pessoais que você faz com clientes, fornecedores e parceiros em potencial, em eventos, reuniões, feiras de negócios e qualquer outra situação social.

Se você ainda não tem ou não usa cartões de visitas, talvez esteja na hora de repensar esta atitude. Mesmo que sua atividade profissional não exija, ou se você ganha a vida on-line, você vai notar o quanto eles são úteis no primeiro evento em que alguém quiser o seu contato e você puder entregar o cartão com todas as informações - e perceber o efeito que isto causa no receptor.
Você não precisa ir tão longe a ponto de fazer cartões em plástico translúcido como o da foto acima. Imprimir na gráfica uma quantidade razoável de bons cartões de visita é surpreendentemente barato, e eles podem fazer toda a diferença entre você e os demais presentes em qualquer situação social ou de negócios que possa vir a gerar a necessidade de novo contato posterior.
Veja abaixo as 10 dicas selecionadas pelo Ominidesign.com para que seus próximos cartões de visitas gerem o maior retorno possível.
O seu cartão de visitas pode ser a ferramenta essencial que vai comunicar a sua credibilidade, as informações de contato e (idealmente) evocar no portador a lembrança do contato que ele teve com você, no momento em que ele precisar de algo que você tenha oferecido.
Por esta razão, sempre carregar consigo cartões de visita de boa qualidade é essencial - nunca se sabe quando você irá encontrar um potencial cliente, fornecedor ou parceiro. E não os economize - leve-os em um bolso fácil de alcançar e entregue-os livremente, preferencialmente no início da conversação. Vale a pena ter também uma pilha no carro, outra em casa e, naturalmente, uma no escritório. Outra dica é incluir um cartão em todas as correspondências que você envia.
Se quiser ser especialmente lembrado, no momento da entrega anote no verso do cartão alguma informação relevante sobre o tema da conversa - as experiências demonstram que este gesto simples reduz em muito o índice de o cartão ser descartado imediatamente após a conversação, e também aumenta o recall posteriormente.
Dito isto, vamos às 10 dicas do Efetividade.net para criar o modelo de cartão de visitas ideal:
Imprima na gráfica. Ninguém com mais de 13 anos deve usar cartões impressos em casa, a não ser que seja um profissional do design e saiba muito bem o que está fazendo. Aqueles formulários para impressão de cartão de visitas que estão à venda na papelaria servem para muitas coisas criativas, mas não para basear a primeira impressão profissional que você vai causar.
Se puder, consulte um profissional. Um designer profissional conhece e percebe detalhes que os leigos nem imaginam - além de estarem aptos a impedir você de praticar pecados capitais, como usar várias fontes e cores de texto diferentes, pouco contraste ou imagens que chamem mais atenção que seu nome.
Use formatos padronizados. Você sabia que existe uma norma ISO para as dimensões de cartões de identificação? É a ISO 7810, e ela define 3 formatos básicos, dos quais o ID-1 é o mais freqüentemente usado para cartões de visita. Toda pasta, fichário e scanner de cartões de visitas leva em conta estes formatos, e você não vai querer que seu cartão não possa ser armazenado ou scanneado.
Inclua todas as informações básicas. Seu cartão deve incluir seu nome completo, ou na forma pela qual você é conhecido no mercado em que atua. Ele deve trazer o nome da sua organização, seu cargo, o endereço físico, telefone corporativo, fax (se for o caso), e-mail e URL. Um logotipo (mas só se for “de verdade” - nada de incluir uma imagem de clip art!), frase ou slogan descrevendo sua atividade (ou seu diferencial) e o número do celular são adicionais bem-vindos. Considere com cuidado se deseja ir além disso, mas não corra o risco de um contato não conseguir encontrá-lo, mesmo tendo o seu cartão, porque você não colocou informações suficientes. E imprima todas as informações importantes na mesma face do cartão, caso contrário uma parte delas perderá a efetividade no momento em que o cartão for arquivado em uma pasta ou scanneado.
Seja diferente, mas sem exagerar. Se você tiver interesse e o orçamento para isso, pode ser bastante criativo sem sair do formato comum. Use uma cor de fundo, imprima em plástico rígido ou um material emborrachado, coloque um diagrama ou tabela no verso, inclua uma mensagem em Braille (mesmo que ninguém nunca a leia, todos lembrarão de você), arredonde os cantos, imprima em mini-CDs… As possibilidades são infinitas, mas neste caso vale muito a pena seguir com atenção a dica número 2.
Saiba quando imprimir pequenas quantidades de cartões especiais. Vai palestrar em um evento importante? Que tal imprimir uma série limitada de cartões de visita especialmente para a ocasião, usando o mesmo tema visual dos seus slides, e colocando no verso o tópico principal da sua apresentação? Ninguém que você conhecer lá vai esquecer de você.
Verifique, e depois verifique de novo, se tudo está escrito certo. Entregue para mais alguém verificar, também. Confira cada número, cada vírgula, cada acento. E se alguma das informações mudar, imprima novos cartões imediatamente - nada de corrigir com caneta o número do celular que mudou!
Menos é mais. Nada de usar várias fontes diferentes, imagens intrincadas, todas as cores do arco-íris ou incluir um calendário (ou a tabela da copa do mundo, como eu já vi) no verso do cartão. Simplicidade é a chave, e idealmente deve haver espaço sobrando para que alguém possa fazer anotações no seu cartão sobre a conversa que teve com você.
Dê destaque para seu nome. O único elemento do cartão que pode ser mais visível do que o seu nome é o logotipo da empresa.
Cuide bem de seus cartões. Leve-os em um estojo rígido. É fácil encontrar porta-cartões de visita em qualquer papelaria.
Fonte:http://www.efetividade.net/
O cartão de visita é uma das ferramentas de marketing mais baratas que você pode utilizar. Incrivelmente, é também uma das mais poderosas. Ele serve para comunicar aos outros o que você e sua companhia fazem e onde você e sua companhia podem ser encontrados. Em seu pequeno espaço, um bom cartão contém as informações básicas para que você seja lembrado, contatado e para que seus serviços ou produtos sejam vendidos!
Como não é pouca coisa, vale a pena pensar na forma e conteúdo de seu cartão antes de fazê-lo. Algumas dicas dos especialistas podem ajudá-lo a evitar erros comuns que podem condenar seu cartão (e você!) ao esquecimento do cliente.
O conteúdo
Seu cartão deve conter as informações mais importantes para que sua companhia e você sejam lembrados e contatados. Ele deve ser capaz de transmitir essas informações de maneira clara, agradável e marcante.
Não podem faltar: o nome pelo qual você é conhecido profissionalmente, o nome de sua organização e seu cargo. Coloque também as formas de entrar em contato com você: endereço, telefone, fax, e-mail, página na internet e/ou blog.
Um logotipo profissional melhora muito sua capacidade de ser lembrado e acrescenta credibilidade. Esse logotipo deve ser uma criação exclusiva e que remeta à sua atividade. Clip art, desenhos mal feitos ou idéias óbvias e sem acabamento podem comprometer sua imagem e acabar tendo o efeito contrário ao da credibilidade pretendida.
Um slogan ou frase curta que mostre seu diferencial ou lema é um bom acréscimo em seu cartão de visita.
A forma
A chave aqui, pelo menos para a maioria das pessoas, é a simplicidade: nada de muitos tipos de letra, cores, desenhos e detalhes. A confusão visual se instala e as informações não são passadas de forma clara. Seu cartão deve ser fácil de ler: bom contraste entre o fundo e as letras, boa disposição da informação no espaço, bom tamanho e tipo de letra.
O cartão também deve refletir sua imagem. Utilize layouts e cores conservadoras se sua atividade é tradicional ou envolve finanças. Layouts modernos podem ser usados se seu ramo de atividade é de ponta ou tecnológico. Design, cores e letras pouco usuais podem ser colocados se você é da área artística ou criativa. Grafismos lúdicos e coloridos podem se encaixar em cartões de quem lida com produtos ou serviços para crianças.
Seu cartão de visita deve seguir o mesmo design de outras peças de comunicação da sua companhia. Se o dinheiro permitir, use algum diferencial que faça o cartão se destacar, como texturas, hologramas e recortes diferentes, desde que não comprometam a informação e não afetem sua credibilidade. Cuidado com o tamanho. É desejável que seu cartão siga os tamanhos padronizados e que possam ser, inclusive, escaneados.
Detalhes que fazem a diferença
Antes, e depois de imprimir, confira muitas vezes seu cartão de visita: os dados estão todos corretos? Existem erros ou falhas ortográficas? Um detalhe sem importância pode fazer a diferença entre ser localizado ou não. Ou entre ser considerado capaz de executar o serviço ou não.
Mantenha seus cartões sempre atualizados, e leve-os constantemente com você. Conserve-os em bom estado e limpos. Eles são mesmo seu “cartão de visita”!
Fazendo um cartão de visita
Existem programas disponíveis na rede com modelos e procedimentos para fazer cartões de visita. Podem ser úteis se você não dispõe de meios, recursos ou tempo para fazer um serviço profissional. Mas, lembre-se – seu cartão é o primeiro contato e a lembrança mais constante que seus clientes e fornecedores terão de você. Um cartão “como centenas de outros” ou toscamente impresso pode significar a diferença entre ser lembrado ou descartado. Às vezes, um pequeno investimento em um serviço profissional pode trazer retornos maiores no futuro.
Aqui em nossa página você terá outras dicas de como fazer e usar melhor seu cartão de visita. Visite-nos sempre e fique por dentro das novidades em programas de cartão de visita, cartões de visita gratuitos, modelos e outras informações importantes.