Os 10 Mandamentos das Redes Sociais

Confira 10 sugestões para a criação de uma rede social atrativa. Válido também para quem deseja avaliar em qual rede social realizar investimentos

1. Para ser viável, uma rede social deve existir ao redor de um objeto social. Há uma vontade coletiva nos seres humanos de partilhar experiências com seus semelhantes. Use essa vontade.

2. Para ser escalável, uma rede social deve ter massa crítica. Para ter conteúdo, é necessário que haja muitos participantes.

3. Para ser atraente, sua rede social necessita de líderes. Uma rede sem propósito, idealizada por um Zé Ninguém, dificilmente ganhará notoriedade.

4. Para ser indispensável, sua rede social precisa de informação. As redes devem usar a informação gerada pelo usuário como combustível de discussões.

5. Para ser íntegra, uma rede social não deve servir para propagar spam. Redes sociais perdem o sentido quando os participantes a utilizam indiscriminadamente como plataforma de publicidade.

6. Para ser fácil de usar, a rede social precisa de simplicidade. (Ex. Twitter: diga o que você está fazendo/pensando em até 140 caracteres).

7. Verticalize sua rede social. Ela pode tratar de música, vídeos, negócios, encontros etc.

8. Assuma identidades. Conteúdos personalizados atraem participação leal.

9. Gere um ambiente de relacionamento e não somente contatos.

10. Torne a rede transparente. Uma rede social deve ter uma declaração de privacidade e um código de ética bem definido.

-