Verdades sobre a criatividade

Criatividade não existe no vácuo
O problema da criatividade é que ela não pode existir sem uma base, ponto de início ou gatilho. Em outras palavras, você não vai poder criar uma solução ou um projeto se você não configurar os limites primeiro. Um bom briefing ou uma estratégia de criação é sempre necessária para começar a rolar a bola, deixando todo mundo com ânimo. Por isso acredito que nada é melhor do que a liberdade que vem com um bom briefing. O truque aqui é ter certeza que os parâmetros estão configurados para serem bem abrangentes a ponto de permitir um espaço maior para manobras.

Criatividade é gratuíta, o valor está no trabalho
Acredito que todo mundo é criativo a sua maneira. Dadas as condições e estímulos corretos, boas idéias podem surgir. Por isso que acredito que idéias são fáceis de serem tidas, já que qualquer um pode ter uma – muitas vezes sem esforço. O problema é converter de forma criativa uma idéia em realidade. Esta é a parte difícil. Tão difícil que paga se bem para fazer direito. O “esboço genial” é um mito urbano, os verdadeiros heróis são os designers nas trincheiras que se tocam disto e fazem acontecer.

Boa criatividade é compartilhada
Uma coisa boa sobre a criatividade é que uma idéia pode crescer e se tornar uma idéia mais poderosa se ela for compartilhada. Compartilhar suas idéias com outras pessoas realmente funciona. Sempre olho com tristeza para pessoas de mente fechada que se recusam a compartilhar com outros ou estudantes de design se fechando. Eles não sabem o que estão perdendo. Isto remete ao ponto anterior: idéias são baratas, a chave está na execução.

Criatividade pode ser adotada
Exerça a criatividade diáriamenteSe você quer ser melhor em ser criativo, você pode. Você só precisa do conhecimento e da prática. Quando você inicia no mundo do design, ter um bloqueio criativo é comum. As vezes, não importa o quanto você tente, você simplesmente não consegue acertar um design ou tirá-lo de sua cabeça para colocar no papel. Uma pequena parte disto é auto-confiança, mas tudo se resolve com prática. Quando você fica melhor no design ou quando você exerce sua criatividade de forma mais frequente, a própria criatividade parece fluir melhor. Entrar no estado mental da criação também ajuda manter você em forma. No final do dia, você precisa exercer sua criatividade direto e você nunca estará preso.

Criatividade não é design
Noto que algumas pessoas olham a um produto ou peça artística e dizem “até eu poderia fazer isto” sem notar o quão ingênuos estão sendo. Geralmente respondo com “e por que não fez?”. Tá aí, enquanto a criatividade é um pré-requisito para ser designer, ser criativo não é ser um bom designer. Existem vários elementos que precisam ser misturados para se tornar um bom designer. Alguns destes elementos são treinamento apropriado, saber contar histórias, relacionamento com outras pessoas, pensamento analítico, habilidade de sintetizar idéias, perseverança, etc. A lista continua e sei que você pode sugerir outras. Ser criativo é um bom começo, mas nunca ouvi de um designer famoso que fosse criativo e preguiçoso.

link